Migração e desenvolvimento


Seminário "Medidas para reforçar os laços entre remessas e desenvolvimento " - Praia (Cabo Verde),  18, 19 e 20 de Abril de  2012

O seminário  «Medidas para reforçar os laços entre as remessas e o desenvolvimento»,  organizado em colaboração com o Instituto  das Comunidades  (Cabo Verde) e sob o  patrocínio do Ministério das Comunidades de Cabo Verde, terá lugar na Praia (Cabo-Verde) de 18 a 20 de Abril de  2012.


O seminário  «Medidas para reforçar os laços entre as remessas e o desenvolvimento»,   representa a segunda actividade do processo de reforço das capacidades das instituições públicas-alvo dos países abrangidos pelo projecto.

Para além dos seus efeitos positivos imediatos para as famílias nos países de origem, as remessas de fundos poderão ter uma maior contribuição no desenvolvimento, se mecanismos mais eficazes forem adoptados pelos governos. Neste contexto, o seminário abordará as grandes questões ligadas às remessas e à utilização dos fundos, assim como os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento em Africa (nomeadamente do Norte e do Oeste).    
No primeiro dia, dar-se-á uma atenção especial à questão das mulheres migrantes, à bancarização dos migrantes e das suas famílias e à gestão das transferências de fundos.

O segundo e o terceiro dias serão dedicados ao reforço (ou ao desenvolvimento) das estratégias de mobilização das transferências de fundos dos migrantes para os investimentos e para as actividades produtivas e sociais.

A maioria dos países associados ao projecto já implementou estas estratégias. Este seminário pretende proporcionar aos participantes provenientes de várias instituições (Ministério das Finanças, da Economia, da Micro-finança, a Câmara do Comércio e a Agência de Desenvolvimento) um fórum / espaço de troca de experiências que permitam analisar com a ajuda de peritos (Banco Africano de Desenvolvimento, Poupança sem Fronteiras, Sociedade Geral, OIT, etc) os pontos fracos e formular recomendações, tendo em conta que uma estratégia completa e eficaz deve incluir os seguintes elementos:

  • A gestão das remessas de fundos.
  • A adopção de medidas de incentivo à criação de actividades e de projectos de utilidade social.
  • A adopção de medidas de informação destinadas aos migrantes, às suas famílias e às associações da diáspora.
  • A adopção de medidas de formação para os migrantes, as suas famílias e as associações da diáspora.